Por Andrella Okata
O Carnaval de Campo Grande 2025 teve início oficial na sexta-feira (28) e já atraiu cerca de 10 mil foliões para a Esplanada Ferroviária, onde blocos de rua agitaram a primeira noite da festa. O público, composto por famílias e grupos de amigos, encheu o espaço com fantasias criativas, maquiagem colorida e muita animação. A programação, que segue até o dia 9 de março.
Além dos tradicionais blocos de rua, o evento contará com desfiles das escolas de samba na Praça do Papa, nos dias 3 e 4 de março. Sete agremiações se apresentam, e a estrutura da festa inclui gradis, banheiros químicos, tendas, sistema de som e postos de atendimento ao público. A segurança é feita por equipes da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e Agetran, além de reforço nas equipes de saúde e serviços de zeladoria.
Em meio à folia, a Secretaria Municipal de Saúde preparou postos médicos para eventuais emergências e a Secretaria de Assistência Social atuará no enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil, com distribuição de materiais informativos.
O Carnaval de Campo Grande também conta com diversidade musical, que vão de hip-hop a música eletrônica, e até blocos culturais indígenas, como o Voroopi, que valoriza a cultura Terena.