Microsoft anuncia o fim do Skype em 5 de maio para focar no Teams

A empresa alega que a decisão visa simplificar suas ofertas de comunicação, concentrando-se no Teams

03/03/2025 00h00 - Atualizado há 4 meses

Por Andrella Okata

A Microsoft anunciou que o Skype será encerrado no dia 5 de maio, após 20 anos de operação. A decisão, divulgada na sexta-feira (28) por meio de um post no X, permitirá que a empresa se concentre no Teams, seu serviço de chamadas de vídeo, buscando simplificar suas opções de comunicação.

A gigante de tecnologia justificou o desligamento do Skype destacando que o Teams oferece muitas das funcionalidades principais do Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos.

Criado em 2003, o Skype se tornou popular por tornar as comunicações por vídeo e áudio mais acessíveis, impactando o setor de telefonia fixa. Em 2011, a Microsoft comprou o serviço por US$ 8,5 bilhões, quando o Skype contava com cerca de 150 milhões de usuários. No entanto, em 2020, esse número havia caído para cerca de 23 milhões, apesar de um breve crescimento durante a pandemia.

Nos últimos anos, o Skype não conseguiu acompanhar a concorrência de plataformas como Zoom e Slack, que se tornaram mais populares e fáceis de usar. Além disso, a Microsoft passou a concentrar seus esforços no Teams, integrando-o a outros programas do Office e focando em atrair usuários corporativos.

A Microsoft informou que, para facilitar a transição, os usuários do Skype poderão migrar automaticamente para o Teams, mantendo seus bate-papos e contatos. A mudança será possível com o login gratuito utilizando as credenciais do Skype em qualquer dispositivo compatível.

Com o fim do Skype, o serviço se junta a outros produtos descontinuados pela Microsoft, como o navegador Internet Explorer e o Windows Phone. A empresa não revelou quantos usuários ou funcionários serão impactados pela mudança.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp