Por Lauren Netto
Horas depois de o Brasil fazer história no Oscar com a vitória de Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional, outra conquista brasileira foi anunciada: a ginasta Rebeca Andrade foi indicada ao Prêmio Laureus, considerado o "Oscar do Esporte".
A atleta de 25 anos concorre na categoria Retorno do Ano, que premia esportistas que superaram adversidades para brilhar novamente em suas modalidades.
A organização do Laureus destacou a resiliência de Rebeca, que precisou lidar com sucessivas lesões no ligamento cruzado anterior ao longo da carreira.
“Com um histórico de lesões no ligamento cruzado anterior, [Rebeca] Andrade sofreu vários contratempos em sua carreira, forçando-a a pensar desistir da ginástica. A brilhante brasileira havia conquistado uma medalha de ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mas mal competiu em 2024 e havia preocupações se ela chegaria a Paris [Jogos Olímpicos]. No entanto, sua resiliência e determinação valeram a pena e ela ganhou ouro no solo, prata no individual geral e salto, e bronze no evento por equipes. Tendo conquistado um total de seis medalhas olímpicas e nove no Campeonato Mundial, ela é a ginasta brasileira e latino-americana mais condecorada de todas”, afirmam os organizadores do prêmio.
Além da ginasta brasileira, também foram indicados na categoria Retorno do Ano:
• Caeleb Dressel (natação, EUA)
• Lara Gut-Behrami (esqui, Suíça)
• Marc Márquez (MotoGP, Espanha)
• Rishabh Pant (críquete, Índia)
• Ariarne Titmus (natação, Austrália)
A cerimônia do Prêmio Laureus 2025 acontecerá no dia 21 de abril, em Madri, na Espanha. Os vencedores serão escolhidos por um grupo de 69 lendas do esporte que integram a Academia de Esportes Laureus World.
Caso vença, Rebeca Andrade entrará para a história como uma das poucas atletas brasileiras premiadas no Laureus.