Previsão de seca e altas temperaturas coloca MS em alerta contra incêndios

Capacitação de militares e uso de tecnologia estão entre as estratégias para enfrentar a temporada de incêndios

05/03/2025 00h00 - Atualizado há 4 meses

Por Lauren Netto

Diante da previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, o Governo de Mato Grosso do Sul intensifica as ações de prevenção e combate a incêndios florestais em todo o Estado. O planejamento, iniciado ainda no começo do ano, tem atenção especial ao Pantanal, bioma historicamente afetado pelo fogo.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre março e maio, o Estado deve registrar um volume de precipitações abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas tendem a permanecer elevadas. O cenário aumenta o risco de incêndios, especialmente nas áreas de vegetação seca.

“Nos últimos meses, principalmente entre janeiro e 23 de fevereiro de 2025, observa-se chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado. Quando analisamos o bioma Pantanal como um todo, incluindo pontos de monitoramento de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a situação é a mesma”, explica a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

A especialista destaca que, embora algumas chuvas tenham ocorrido desde janeiro, os volumes não foram suficientes para reverter a seca prolongada. “Estamos no período chuvoso, e o que se esperava eram precipitações dentro ou próximas da média histórica. Mas os dados mostram um cenário de seca, com temperaturas elevadas e chuvas irregulares”, afirma.

Em janeiro deste ano, o Cemtec analisou 45 municípios sul-mato-grossenses, dos quais 39 registraram índices pluviométricos abaixo da média, enquanto apenas cinco superaram o esperado e um ficou dentro da normalidade. Com a expectativa de um trimestre mais quente e seco, as condições tornam-se propícias para o avanço das queimadas.

Capacitação e combate

Diante desse contexto, o Estado já colocou em prática uma série de ações para preparar o Corpo de Bombeiros para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF) de 2025. Entre as medidas estão cursos de capacitação e aperfeiçoamento para atuação em áreas de difícil acesso.

“Vamos realizar uma série de cursos, já para preparação e aperfeiçoamento dos nossos militares. Para que o combate, quando houver necessidade, corra sempre de forma eficiente, especialmente no Pantanal devido às dificuldades já conhecidas do bioma”, ressalta o major Eduardo Teixeira, subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foi realizado um curso de condução e operação de veículos 4x4, essencial para deslocamentos em terrenos de difícil acesso, como os do Pantanal. Outra capacitação promovida pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) foi o treinamento em operação de drones, que auxiliam no monitoramento de incêndios e em missões urbanas.

O Governo do Estado segue monitorando as condições climáticas e estruturando estratégias para minimizar os impactos das queimadas, reforçando equipes e investindo em equipamentos para enfrentar o período crítico de incêndios florestais.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp