Por Andrella Okata
A terceira edição do Campão Graffiti acontecerá neste domingo (9), na ONG Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá, na Capital. O evento reúne artistas locais e de outros estados, além de convidados internacionais, para realizar pinturas ao vivo e apresentações culturais. A programação também inclui oficinas em escolas municipais nos dias 6 e 7 de março, com o objetivo de integrar a arte urbana à comunidade e resgatar grafismos ancestrais.
Idealizado pelo artista San Martinez, o projeto busca utilizar o graffiti como uma ferramenta de transformação social e expressão cultural.
O evento de domingo contará com pintura ao vivo, apresentações musicais, performances de hip hop, atividades infantis e sorteios. Como forma de homenagear o Dia Internacional da Mulher, as grafiteiras participantes receberão kits especiais de pintura.
As oficinas, ministradas pelo grafiteiro amazonense André Hulk, ocorrerão nas escolas Ione Catarina Gianoti Igydio (Jardim Noroeste) e Professor João Cândido de Souza (Jardim Anache), com atividades voltadas para o público jovem e escolar.
O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, tem apoio de diversas empresas e organizações e oferece entrada gratuita para o público.