Por Lauren Netto
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) iniciou nesta quinta-feira (6) a implantação do telediagnóstico em dermatologia no município de Corguinho. O serviço visa capacitar médicos e enfermeiros da rede pública para aprimorar a detecção precoce de doenças de pele, incluindo o câncer.
Como parte do processo, os profissionais participaram de treinamentos técnicos e práticos sobre o manuseio de dermatoscópios e a captura de imagens de lesões cutâneas. As imagens obtidas serão analisadas por especialistas por meio de uma plataforma nacional de telediagnóstico, garantindo laudos em até 72 horas.
Diagnósticos mais rápidos e eficazes
A estratégia inclui dois protocolos principais de análise de lesões. Em casos suspeitos de câncer de pele, os profissionais são instruídos a registrar três tipos de imagens: uma panorâmica, uma imagem de dermatoscopia de contato e outra panorâmica com régua para medir a lesão.
O material é enviado para especialistas em Santa Catarina, que analisam as imagens remotamente e encaminham o diagnóstico aos médicos assistentes, agilizando a definição do tratamento necessário.
Benefícios da telemedicina
Para a coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Rodrigues Dobbro, a iniciativa representa um avanço no acesso a diagnósticos especializados, especialmente em regiões mais afastadas.
“A ampliação do telediagnóstico representa um avanço significativo no acesso à saúde, especialmente para as comunidades mais afastadas. Com a telemedicina, conseguimos reduzir distâncias e oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, impactando diretamente na qualidade de vida da população”, afirma.
Além de permitir diagnósticos mais ágeis, o projeto fortalece a capacitação dos profissionais da Atenção Primária. “Além disso, o Telessaúde MS fortalece a capacitação dos profissionais da Atenção Primária, proporcionando suporte técnico e educação continuada, o que melhora a resolutividade dos atendimentos em todo o estado”, acrescenta Rosângela.
Transformação digital na saúde
A implantação do telediagnóstico em Corguinho faz parte do Plano de Ação para a Transformação Digital na Saúde em Mato Grosso do Sul, que busca modernizar os serviços médicos, integrar municípios e garantir que a inovação chegue a toda a população. A iniciativa visa tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais acessível, ágil e eficiente em todo o estado.