Por Lauren Netto
O Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, será palco da terceira edição do Festival de Verão 2025 neste domingo (9). Promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), o evento reúne esporte, lazer e cultura em um dia repleto de atividades gratuitas para todas as idades.
Com programação diversificada, o festival contará com práticas esportivas e atividades físicas, como yoga, capoeira, muay thai, jiu-jitsu, canoagem, arco e flecha, fitdance, kung-fu, corrida, skate e crossfit. Além disso, novas modalidades foram incorporadas à edição deste ano, incluindo hitbox, wrestling, escalada e yoga para crianças.
Atrações musicais também fazem parte do evento. O cantor Robertinho Menezes, que ganhou notoriedade no grupo Feitiço Moleque e agora segue em carreira solo, será a grande atração musical do festival.
Outro destaque da programação é a inclusão de esportes de aventura, coordenados pelo projeto Catalogando Aventuras IFMS. A iniciativa, liderada pelo professor de Informática Pablo Teixeira Salomão, do IFMS campus Aquidauana, levará atividades como rafting, rapel, bóia cross, escalada e trilhas para o evento.
“Nosso objetivo é fazer um trabalho voltado a atividades na natureza com os alunos. Esse projeto iniciou oficialmente em 2019 e hoje ele tem uma outra versão, que é o projeto Catalogando Aventuras, escolas indígenas e pantaneiras, onde nós pegamos todas as ações que desenvolvemos, treinamos os nossos estudantes e eles vão para essas escolas para desenvolver um trabalho com as crianças da localidade”, explica Pablo Teixeira.
Além de proporcionar lazer e diversão, o Festival de Verão busca incentivar a prática esportiva e valorizar atividades ao ar livre, promovendo bem-estar e integração entre a comunidade.