Por Andrella Okata
A Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande ampliou sua estrutura de atendimento com a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A solenidade de inauguração ocorreu na última sexta-feira (7), na sede da CMB, localizada no Jardim Imá.
Com essa nova unidade, a capacidade de análise de medidas protetivas será dobrada, contribuindo para a celeridade na tramitação dos casos e o fortalecimento da rede de apoio às vítimas.
A 4ª Vara contará com equipe especializada para prestar suporte jurídico e psicológico às vítimas, além de oferecer assistência social. O espaço também terá setores administrativos para armazenamento e organização dos processos, e 33% do acervo da 1ª e 2ª Varas de Violência Doméstica será redistribuído para otimizar os atendimentos.
Atualmente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul possui três Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Enquanto a 1ª e 2ª Varas são responsáveis pelo julgamento de ações penais, a 3ª Vara cuida das medidas protetivas e da execução de penas.
A recém-criada 4ª Vara terá a mesma atribuição da 3ª para reforçar a capacidade de resposta às demandas da Casa da Mulher Brasileira.