Por Lauren Netto
Criado para impulsionar a educação feminina e promover a equidade, o programa EJA Mulher tem mudado a vida de adolescentes e adultas em Mato Grosso do Sul. A primeira turma se formou em 2024 na Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, em Campo Grande, com 17 alunas de diferentes idades, incluindo mulheres acima dos 60 anos.
A iniciativa, lançada em 2024 pela Secretaria de Estado de Educação (SED), busca fortalecer habilidades essenciais de leitura, escrita e matemática, respeitando o conhecimento prévio das alunas e incentivando sua autonomia.
A segunda turma do programa dará continuidade ao ensino fundamental na mesma unidade, com um currículo voltado à equidade de gênero e à emancipação feminina por meio da educação. O EJA Mulher é destinado a adolescentes a partir de 16 anos para os anos iniciais e a mulheres com 18 anos ou mais para os anos finais do ensino fundamental.
Além dessa modalidade, a SED também oferece outras opções de Educação para Jovens e Adultos (EJA), incluindo programas voltados ao campo, educação indígena e qualificação profissional.
Mulheres interessadas em ingressar no programa podem se inscrever pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br ou obter mais informações pelos telefones (67) 3341-0414 e (67) 3341-0391.