Por Lauren Netto
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva local e ampliar as oportunidades de negócios, cerca de 150 empresários e fornecedores de Campo Grande participaram do Encontro de Fornecedores Valmet. O evento, realizado na Fiems na tarde de terça-feira (11), apresentou detalhes sobre a construção da nova fábrica de celulose da Arauco em Inocência, empreendimento de US$ 4,6 bilhões que deve gerar 18 mil empregos diretos durante sua construção.
Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a Valmet, empresa responsável pela obra, o evento contou com a presença de representantes da Arauco e da Fiems. Durante o encontro, foram apresentadas as demandas da indústria, as empresas já contratadas, as oportunidades disponíveis e as exigências administrativas, de segurança e ESG que fornecedores e prestadores de serviço devem atender. Além disso, a iniciativa proporcionou um espaço de networking para empresários interessados em integrar a cadeia de suprimentos do empreendimento.
O assessor da Semadesc, Lúcio Lagemann, que representou o secretário Jaime Verruck no evento, destacou a importância da iniciativa. "Esse primeiro encontro foi exitoso, pois nosso objetivo foi o de viabilizar oportunidades de negócio entre a Valmet, responsável pela construção da fábrica da Arauco, e as empresas e potenciais fornecedores sul-mato-grossenses. Essa ação é parte da política de encadeamento produtivo da Semadesc, que visa facilitar a adequação de pequenas empresas às exigências das grandes, facilitando a realização de negócios entre elas".
Para o diretor Administrativo Financeiro da Valmet América do Sul, Lucio Pandolfi, o evento foi fundamental para apresentar o Projeto Arauco Sucuriú às empresas locais. "Foi uma grande oportunidade para que empresas do Estado possam fazer parte dessa jornada que está se iniciando, e que irá impactar positivamente todo o entorno. A Valmet se sente honrada em aumentar em muito a sua presença no Mato Grosso do Sul, confiante que de novas e duradouras parceiras possam ter sido provocadas através desse encontro promovido em conjunto com a Arauco, Fiems, Semadesc e Sebrae".
Diego Marques, gerente de Comunicação da Arauco Brasil, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades. "O Projeto Sucuriú reflete o compromisso da Arauco com um crescimento sustentável e integrado. À medida que avançamos na construção da fábrica, reforçamos nosso propósito de gerar oportunidades que vão além da cadeia produtiva direta, impulsionando o desenvolvimento regional e fortalecendo pequenos e médios negócios. Nosso posicionamento de marca — 'Grandeza que abraça o futuro' — traduz exatamente essa visão, unindo progresso industrial à valorização das comunidades locais. Seguimos investindo no encadeamento produtivo para ampliar conexões estratégicas".
Dando continuidade à estratégia de encadeamento produtivo, a Semadesc promove, nesta quinta-feira (13), em Inocência, o evento Supplier Day. A iniciativa é realizada em parceria com o Sebrae/MS, Valmet e Arauco e acontecerá no Espaço Conviver, localizado na Rua João Batista Parreira, 589, no centro da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/supplierdayinocencia.