Por Lauren Netto
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi eleita, nesta quinta-feira (13), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu por votação simbólica, sem contagem formal de votos, já que a parlamentar era a única candidata ao cargo.
A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que assumiu a função em fevereiro deste ano.
Após a eleição, Tereza Cristina destacou a importância dos organismos internacionais para mitigar impactos nas relações comerciais globais, mencionando, por exemplo, as novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a países estrangeiros. A senadora defendeu o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC), que, segundo ela, perdeu protagonismo nos últimos anos.
"Os países deveriam tentar reerguer e colocar o peso que essa instituição merece nas relações comerciais do mundo. Estou muito feliz em poder ajudar nesta comissão que eu tenho certeza que é uma das mais importantes desta Casa", afirmou.
Comissão estratégica
Com 19 membros titulares e 19 suplentes, a Comissão de Relações Exteriores é uma das mais tradicionais do Senado, ao lado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ambas funcionam de maneira ininterrupta desde antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.
Além de tratar das relações internacionais do Brasil, a CRE também debate temas ligados ao comércio exterior, defesa nacional e Forças Armadas.