Por Andrella Okata
O TikTok anunciou, na última terça-feira (11), novas ferramentas de controle parental com o objetivo de ajudar a reduzir o tempo que adolescentes passam na plataforma. Entre as principais inovações estão a funcionalidade "Hora do Sono", que limita o uso do app durante a noite, e a "Pausa Programada", que permite aos pais definir horários específicos para o uso da rede social.
A partir de agora, os responsáveis poderão configurar horários em que os menores de idade podem acessar o TikTok, além de visualizar quem o adolescente segue e quem ele bloqueou. Essas atualizações visam oferecer mais transparência e controle sobre o comportamento online dos jovens.
As novidades, que já estão disponíveis no Brasil, incluem também "Pausa Programada" e "Sincronização Familiar".
• Pausa Programada: Permite que os pais determinem os períodos em que os adolescentes podem ou não utilizar o TikTok. Caso o adolescente queira mais tempo de uso, ele poderá solicitar, mas apenas os responsáveis terão a autoridade para aprovar ou negar a solicitação.
• Sincronização Familiar: A ferramenta de controle parental foi aprimorada, permitindo que pais e responsáveis acompanhem quem o adolescente segue, quem o segue de volta e as contas que ele bloqueou.
• Hora do Sono: Este recurso exibe um aviso suave para adolescentes menores de 16 anos que estiverem usando o TikTok após as 22h. Caso o usuário ignore o primeiro lembrete, um segundo aviso será mostrado, dificultando a continuidade do uso. O TikTok informou que a grande maioria dos adolescentes que participaram dos testes decidiu manter o recurso ativo.
Além disso, a plataforma testará um exercício de meditação nas próximas semanas, como complemento ao recurso de "Hora do Sono". Segundo a empresa, estudos mostram que a prática de meditação pode melhorar a qualidade do sono.