Por Lauren Netto
A Disney Pixar apresentou, pela primeira vez, um personagem explicitamente cristão em uma animação, na série "Win or Lose", disponível no Disney+. No episódio de estreia, intitulado “Coach’s Kid”, a personagem Laurie, filha do treinador do time de softball, aparece fazendo uma oração cristã antes de um jogo, pedindo força a Deus.
A cena, em que Laurie diz "Caro Pai Celestial, por favor, me dê força… eu só quero pegar uma bola ou receber um golpe", representa a primeira exibição de uma prece cristã explícita em uma produção da Disney desde 1996, quando o filme O Corcunda de Notre Dame retratou um momento semelhante.
A inclusão de um personagem com fé cristã acontece em um momento de mudança na abordagem da Disney em relação a temas de diversidade e identidade de gênero. Recentemente, a empresa decidiu remover um enredo que envolvia um personagem transgênero de "Win or Lose" após receber críticas de grupos conservadores.
A série, primeira animação da Pixar no formato episódico, acompanha a trajetória do time de softball Pickles em busca do campeonato. A história é contada sob diferentes perspectivas, com cada episódio explorando a visão de um personagem.