Cineastas de MS podem participar da Mostra Sesc de Cinema, que premia filmes independentes com até R$ 255 mil

Festival seleciona curtas, médias e longas de 19 estados e do DF; exibições começam em setembro

19/03/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Lauren Netto

A 8ª edição da Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas para cineastas de Mato Grosso do Sul e de outros 18 estados, além do Distrito Federal. O festival, que busca valorizar e difundir o cinema independente brasileiro, aceita curtas, médias e longas-metragens de ficção, documentário e animação finalizados a partir de janeiro de 2023. Os interessados podem inscrever suas produções até 15 de abril.

Os filmes selecionados participarão de exibições regionais e nacionais, além de concorrerem a um total de R$ 255 mil em licenciamento. A curadoria será feita por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados, que definirão as obras contempladas em três categorias: Panorama Brasil, com um filme de cada estado participante; Panorama Infanto-Juvenil, voltado ao público jovem, com até 10 produções selecionadas; e Panorama Estadual, com exibições locais, exceto na Região Norte, que terá uma seleção regional.

A divulgação dos filmes escolhidos será feita em julho, e as exibições terão início em setembro. Os vencedores do Panorama Brasil e do Panorama Infanto-Juvenil participarão de uma Mostra Nacional, seguida por um circuito de um ano nas unidades do Sesc pelo país. Entre outubro e dezembro, ocorrem as Mostras Estaduais e Regionais.

Criada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema já licenciou cerca de 400 filmes, consolidando-se como uma das principais iniciativas de fomento ao audiovisual independente. Além de impulsionar a economia criativa, o projeto busca ampliar o acesso do público a produções que muitas vezes não chegam ao circuito comercial.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp