TecnoAgro 2025 promove diálogo entre governo, setor produtivo e pesquisadores sobre o futuro do agro

Chapadão do Sul (MS) recebe feira agropecuária que deve movimentar 15 mil visitantes até o dia 20

19/03/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Lauren Netto

A TecnoAgro 2025 começou nesta terça-feira (18) em Chapadão do Sul, reunindo produtores rurais, consultores, pesquisadores e investidores na sede da Fundação Chapadão. O evento, um dos mais importantes do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul, apresenta inovações tecnológicas, promove debates sobre o futuro do agronegócio e fortalece o ambiente de negócios.

Com um público estimado em 15 mil pessoas ao longo dos três dias, a feira conta com a participação de 110 empresas expositoras e um diferencial nesta edição: a presença expressiva de estudantes, desde o ensino fundamental até o superior. A iniciativa busca aproximar crianças e jovens do agronegócio sustentável, principal atividade econômica da região.

O Governo do Estado, por meio da Fundect e da Fundems, investe R$ 9 milhões em pesquisa e desenvolvimento na Fundação Chapadão, responsável pela realização da TecnoAgro.

Na cerimônia de abertura, o governador Eduardo Riedel elogiou o trabalho dos pesquisadores e destacou os índices positivos de desenvolvimento econômico e social do estado.

“O Mato Grosso do Sul possui a quarta maior renda média salarial do Brasil. Isso faz uma diferença gigante. O nível de investimento no setor privado de Mato Grosso do Sul está operando uma carteira, com mais de R$ 70 bilhões. O Governo investe 15,3% da sua receita líquida do Estado em diferentes políticas públicas. Não é custeio, é investimento a segunda maior taxa do Brasil. Tudo isso se reflete na oportunidade das pessoas, com uma em emprego, uma capacidade da gente construir uma sociedade mais justa, não adianta a gente crescer deixando bolsões de miséria para trás”, frisou.

O prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, ressaltou a alta produtividade agrícola do município, que deve alcançar a marca de 90 sacas de soja por hectare. Já o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, destacou o papel da inovação e da pesquisa no crescimento do setor.

“Os grandes aumentos de produção são resultados da competência e empreendedorismo do setor, com inovação, novas tecnologias, parcerias públicas e privadas e muita pesquisa”, afirmou.

A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades, entre elas o secretário Jaime Verruck (Semadesc), o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Semadesc, Rogério Thomitão Beretta, e o secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Semadesc, Ricardo Sena. Também estiveram presentes prefeitos da região, os deputados estaduais Junior Mochi e Pedro Pedrossian Neto, além de representantes de entidades e sindicatos rurais.

A 27ª edição da TecnoAgro segue até o dia 20 de março, reunindo as principais tendências e avanços do setor agropecuário.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp