Por Lauren Netto
A chegada do outono não trará mudanças bruscas no clima de Mato Grosso do Sul. A nova estação começa oficialmente às 17h01 (horário local) desta quinta-feira (20) e, nos primeiros dias, manterá características típicas do verão, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva isoladas.
De acordo com a Climatempo, a umidade vinda do Norte do país, aliada às condições atmosféricas locais, seguirá favorecendo a formação de instabilidades. O risco de chuvas mais intensas nesta quinta-feira está concentrado no extremo norte do estado, próximo às divisas com Mato Grosso e Goiás.
Já em Campo Grande, o tempo deve permanecer firme, com predomínio de sol e pouca nebulosidade. A máxima prevista é de 31°C, com possibilidade de chuvas isoladas à tarde, mas sem grandes acumulados. Em outras cidades, como Corumbá, Ponta Porã e Naviraí, a previsão também indica predomínio de tempo seco e baixa probabilidade de precipitação.
Na sexta-feira (21), o sol seguirá predominando em todo o estado, elevando ainda mais as temperaturas. Na capital, os termômetros podem chegar a 32°C, sem previsão de chuva. No entanto, regiões do extremo norte e noroeste de MS ainda podem registrar pancadas isoladas, devido à umidade vinda de Mato Grosso e Goiás.
O cenário começa a mudar no sábado (22), quando instabilidades vindas do Paraguai aumentarão a umidade no estado, elevando as chances de chuva. Durante o dia, o sol ainda aparecerá, mas à tarde podem ocorrer pancadas moderadas a fortes no centro, oeste, sul e sudoeste do estado.
No domingo (23), o risco de temporais aumenta. O dia será marcado por muitas nuvens e chuvas frequentes em Campo Grande e outras áreas do Pantanal, sul, leste e norte do estado. Com a umidade elevada, as temperaturas devem ficar mais amenas, reduzindo o calor intenso dos últimos dias. Há possibilidade de alagamentos e ventos fortes em alguns pontos.
Outono terá temperaturas acima da média
Segundo a Climatempo, o fenômeno La Niña, que influenciou o verão, está chegando ao fim e não deve mais impactar o clima na América do Sul. Um possível El Niño costeiro pode se formar entre abril e maio, mas essa variação tende a afetar menos a região Centro-Oeste. Assim, o outono de 2025 deve transcorrer sob neutralidade climática no oceano Pacífico.
O outono é conhecido por ser uma estação de transição entre o período chuvoso do verão e o tempo seco do inverno. A partir de maio, as chuvas diminuem e passam a depender da chegada de frentes frias. Também são comuns dias de grande amplitude térmica, com manhãs mais amenas e tardes quentes, além da queda nos níveis de umidade relativa do ar.
Para Mato Grosso do Sul, a previsão indica temperaturas acima da média em todas as regiões. Isso não significa que não haverá dias frios, mas as massas de ar polar que atingirem o estado terão curta duração. A primeira incursão significativa de ar frio no centro-sul do Brasil pode ocorrer na primeira quinzena de abril, com possibilidade de queda acentuada de temperatura na fronteira com o Paraguai. No entanto, a chance de geadas ao longo da estação é baixa.