Por Andrella Okata
Estudantes da rede municipal participaram, nesta sexta-feira (21), da inauguração da Estação Fonte do Saber, um espaço educativo dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba, em Campo Grande. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22).
A nova estrutura oferece recursos interativos para ensinar sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Entre as atrações, há um globo terrestre para ilustrar a disponibilidade hídrica no mundo, um vórtex representando a água em movimento, uma maquete interativa da estação e bicicletas geradoras de energia.
De acordo com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, o objetivo é promover a educação ambiental de forma lúdica. “As crianças são grandes multiplicadoras de conhecimento. Ao aprenderem sobre o consumo consciente da água, levam essa conscientização para suas famílias”, destacou.
A coordenadora da Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, Edilaine Martins, ressaltou a importância da experiência prática. “Nas aulas de Ciências, os alunos já estudam esse tema, mas ver o processo ao vivo torna o aprendizado mais concreto e significativo”, afirmou.
Além de escolas, o espaço também estará aberto para visitas de universidades e demais instituições interessadas. O diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), José Mario Antunes, reforçou que iniciativas como essa são fundamentais para a preservação dos recursos hídricos.
A ETA Guariroba trata 5 milhões de litros de água por hora e abastece cerca de 40% da capital. O restante da demanda é atendido pela ETA Lageado e por um sistema de 134 poços subterrâneos. Segundo Gabriel Buim, o sistema de distribuição da cidade é interligado, garantindo abastecimento contínuo mesmo durante manutenções.
Escolas e instituições interessadas em visitas guiadas podem entrar em contato com a Águas Guariroba para agendamento.