Por Andrella Okata
A terceira edição da Expocanas, maior evento de bioenergia de Mato Grosso do Sul, começa nesta terça-feira (25) em Nova Alvorada do Sul. A feira segue até quinta-feira (27) e deve reunir 120 expositores e oito mil visitantes.
Com 30 mil empregos diretos gerados pelo setor bioenergético em MS, a Expocana é organizada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Cana (Sulcanas), com apoio da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul) e do Governo do Estado, e apresenta novas tecnologias, pesquisas e práticas sustentáveis para fortalecer a bioenergia, que conta com 22 usinas em operação e mais de 50 fornecedores de cana no estado.
Entre os expositores estão produtores de cana-de-açúcar, milho, soja e sorgo, além de empresas de insumos agrícolas, usinas de bioenergia, laboratórios e consultorias ambientais. O evento também contará com painéis técnicos sobre a transição energética e o futuro do setor.
Segundo Marcio Verrunes, presidente da Sulcanas, a feira se tornou um espaço estratégico para integração da cadeia produtiva. "A Expocanas fortalece parcerias, impulsiona novos negócios e fomenta investimentos para o setor bioenergético", afirmou.
A feira acontece em uma área de 180 mil metros quadrados, no km 371 da BR-163, e contará com demonstração de variedades de cana, milho, soja e sorgo, além da exposição de máquinas e equipamentos de alta tecnologia. Em 2024, a Expocanas movimentou cerca de R$ 70 milhões em negócios.