Por Andrella Okata
Os primeiros carros voadores comerciais devem começar a operar até o final de 2027. A previsão é da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Recentemente, a empresa divulgou uma simulação em realidade virtual mostrando como será o tráfego aéreo urbano com esses veículos.
O projeto, que já passou por testes de motor, está em fase avançada de desenvolvimento. Os eVTOLs prometem transformar o transporte urbano com deslocamentos rápidos, sustentáveis e acessíveis. Diferentemente dos helicópteros, essas aeronaves elétricas são mais silenciosas, econômicas e não emitem CO₂.
De acordo com a Eve, os primeiros voos comerciais devem acontecer com uma frota crescente ao longo dos anos. A expectativa é que até 2035 mais de 200 veículos estejam em operação, realizando viagens de curta distância, entre 16 e 48 quilômetros, em tempos que variam de 7 a 17 minutos.
O eVTOL da Embraer conta com oito rotores distribuídos ao longo da asa, permitindo decolagens e pousos verticais com segurança. O modelo foi projetado para transportar quatro passageiros e um piloto, mas, no futuro, pode evoluir para versões autônomas.
Os testes mais recentes ocorreram na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde a empresa avaliou o desempenho do motor traseiro da aeronave. Segundo André Stein, co-CEO da Eve, a equipe trabalha para acelerar o desenvolvimento da tecnologia e garantir a certificação necessária para o início das operações.