Por Andrella Okata
Os estudantes interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 14 e 25 de abril. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do gov.br.
Aqueles que se inscreveram na edição de 2024, mas não compareceram nos dois dias de prova, precisarão apresentar justificativa para garantir a isenção neste ano. Em 2024, a taxa de inscrição foi de R$ 85.
Terão direito à isenção os estudantes que:
• Estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
• Possuem registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
• Participam do programa Pé-de-Meia;
• Concluíram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas e possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
O resultado da análise das solicitações de isenção e justificativas de ausência será divulgado no dia 12 de maio. O período para recursos será de 12 a 16 de maio, com resultado final previsto para o dia 22 de maio.
Os estudantes que conseguirem a isenção ainda precisarão realizar a inscrição no Enem dentro do prazo oficial, que será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).