Costa Rica passa a realizar cirurgias ortopédicas pelo MS Saúde

Procedimentos de média complexidade agora são realizados em Costa Rica, reduzindo deslocamentos de pacientes

31/03/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Lauren Netto

O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou os atendimentos de cirurgias ortopédicas pelo SUS com a contratação da Fundação Hospitalar de Costa Rica. A iniciativa, que faz parte do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, busca reduzir a demanda reprimida por esses procedimentos no Estado e garantir que os pacientes sejam atendidos mais próximos de suas cidades.

Os atendimentos começaram na última segunda-feira (24), com cirurgias para próteses de quadril, joelho e reparos de ligamentos e meniscos. Entre os dias 24 e 27 de março, 36 procedimentos foram realizados. As avaliações médicas começaram ainda em fevereiro, beneficiando pacientes de Costa Rica e municípios vizinhos.

A superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Maria Ângela Benetasso, destacou que a ampliação dos serviços busca garantir mais agilidade no atendimento.

"A demanda por cirurgias ortopédicas é um desafio que temos enfrentado e, para acelerar os procedimentos, o ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ tem investido na expansão da oferta de serviços ortopédicos. Estamos contratualizando hospitais em diversas regiões para que as cirurgias sejam feitas mais perto da população", explicou.

A ampliação dos serviços ortopédicos faz parte da estratégia de regionalização da saúde, que prevê que cidades menores assumam atendimentos de média complexidade, desafogando os grandes centros.

No caso de Costa Rica, que integra o cinturão da Costa Leste, o município passa a realizar cirurgias ortopédicas, enquanto Três Lagoas continuará focado nos casos de maior gravidade.

"Essa estrutura foi pensada para garantir um atendimento mais ágil e eficaz, proporcionando acesso rápido e de qualidade aos cuidados de saúde", complementou Benetasso.

O secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Daniel Raykson Lemos Santos, ressaltou a importância da parceria com o Estado.

"A parceria com o Governo, por meio da SES, é essencial para garantirmos atendimentos especializados aos nossos munícipes. Com o programa MS Saúde, esses procedimentos estão sendo feitos aqui no município, evitando deslocamentos e aumentando o acesso ao tratamento. Além disso, a iniciativa ajuda a reduzir a demanda reprimida e beneficia moradores de outras regiões", afirmou.

Ampliação dos serviços oftalmológicos

Além das cirurgias ortopédicas, Costa Rica também passou a oferecer atendimentos oftalmológicos especializados em retina pelo programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”.

Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes foram avaliados, e 47 passaram por aplicações oculares. O atendimento oftalmológico especializado já ocorre em Campo Grande, no Hospital São Julião, desde novembro de 2024, e será expandido para Fátima do Sul a partir de 4 de abril deste ano.

Os serviços incluem exames, injeções intravítreas, laser e procedimentos de vitrectomia, garantindo um tratamento completo para pacientes com problemas de visão.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp