Por Lauren Netto
A JBS anunciou um investimento de US$ 100 milhões na construção de duas fábricas no Vietnã, marcando sua expansão no mercado asiático. O anúncio ocorreu neste sábado (29), durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, onde foi formalizada a reabertura do mercado vietnamita para a carne brasileira após 10 anos de restrição.
As novas unidades produzirão carne bovina, suína e de aves, utilizando, principalmente, matérias-primas importadas do Brasil para abastecer tanto o Vietnã quanto outros países do Sudeste Asiático.
O plano de expansão será realizado em duas etapas. A primeira unidade será construída no Parque Industrial Nam Dinh Vu, na província de Haiphong, e contará com um centro logístico para armazenamento, pré-processamento, corte e embalagem.
Já a segunda fábrica será instalada no sul do país, com estrutura semelhante, incluindo um novo centro logístico e uma planta de processamento. A previsão é que essa segunda fase seja iniciada dois anos após o funcionamento da primeira unidade.
O acordo foi formalizado por meio de um memorando de entendimento assinado entre a JBS e o governo vietnamita.