Passageiros relatam precariedade e falhas na acessibilidade à CPI do transporte coletivo

Prefeitura classificou conforto como "excelente" em relatório de 2024

02/04/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Lauren Netto

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o transporte coletivo urbano em Campo Grande já recebeu 141 denúncias de passageiros desde sua abertura. Os relatos, enviados pelos canais oficiais até esta terça-feira (1º), apontam problemas como superlotação, falhas na acessibilidade e precariedade na frota.

Entre as queixas, destaca-se a dificuldade enfrentada por pessoas com deficiência. Um passageiro relatou que a rampa de um ônibus se soltou durante o uso, ferindo um cadeirante. Outro usuário afirmou que os veículos não possuem assentos exclusivos para pessoas com deficiência visual.

Essas reclamações contrastam com os números do Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho, divulgado pela Prefeitura no final de 2024. Segundo o documento, referente a outubro daquele ano, o conforto dos passageiros foi classificado como "excelente", a acessibilidade foi considerada 100% operante e o cumprimento de horários atingiu quase 98%. Nenhum dos indicadores apontou irregularidades no serviço.

Em nota, o Consórcio Guaicurus informou que não irá se manifestar sobre as reclamações, pois ainda não teve acesso ao teor das denúncias.

"O Consórcio Guaicurus informa que não irá se manifestar sobre as reclamações divulgadas pela CPI da Câmara Municipal, uma vez que ainda não teve acesso ao teor dessas queixas. Reiteramos nosso compromisso com o transporte coletivo e seguimos à disposição para prestar esclarecimentos quando devidamente notificados."

De acordo com a Câmara Municipal de Campo Grande, as principais queixas registradas até o momento envolvem falta de itinerários, lotação nos horários de pico e condições precárias da frota.

A comissão já encaminhou mais de 50 requerimentos para obtenção de documentos e convocação de agentes públicos para prestar depoimentos. No entanto, os nomes dos primeiros convocados ainda não foram divulgados.

Etapas da CPI

O cronograma da comissão prevê cinco fases de investigação até a entrega do relatório final:

? Fase 1 – Levantamento de Documentação e Diagnóstico Inicial (até 17/04/2025)

? Fase 2 – Oitivas de agentes públicos e especialistas (até 15/05/2025)

? Fase 3 – Investigação sobre o Consórcio Guaicurus (até 05/06/2025)

? Fase 4 – Audiências Públicas com população e trabalhadores (até 19/06/2025)

? Fase 5 – Elaboração e Divulgação do Relatório Final (até 17/07/2025)

As conclusões da CPI serão encaminhadas ao Ministério Público para análise e possíveis providências.

Como denunciar

A CPI continua recebendo denúncias sobre o transporte coletivo. Os passageiros podem relatar problemas pelos seguintes canais:

? WhatsApp: (67) 3316-1514

? E-mail: cpidotransporte@camara.ms.gov.br

? Formulário online: Site da Câmara Municipal de Campo Grande


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