Governo de MS reforça segurança no campo e destaca expansão do agro na abertura da Expogrande

Abertura teve anúncio de ações para fortalecer a segurança no campo e ampliar o diálogo com produtores

04/04/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Redação

A 85ª edição da Expogrande foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (3), em Campo Grande, reunindo autoridades, produtores e representantes de entidades do setor agropecuário. Com o tema "Unindo a história do agro com a sua", a feira reforça o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul.

Durante a solenidade de abertura, o governador Eduardo Riedel destacou a força produtiva e a capacidade de expansão do Estado em mercados internacionais. "Nós temos capacidade técnica, temos bancada, temos produtos desejados pelo mundo inteiro, para mais de 182 países e temos que fazer valer a presença de Mato Grosso do Sul nesses mercados para garantir ao nosso produtor a manutenção desse status de empresas comprando aqui e exportando. O etanol de milho é um grande produto que vai ser exportado", afirmou.

A feira, que segue até 13 de abril, reúne mais de 200 expositores, com exposições de animais, leilões, palestras, shows e demonstrações tecnológicas. Instituições financeiras também participam oferecendo condições especiais para crédito rural. A expectativa da organização é repetir os números do ano passado, com R$ 577 milhões em negócios e mais de 114 mil visitantes.

Segurança no campo ganha reforço

Um dos destaques da noite foi o lançamento de uma parceria entre o Governo do Estado e entidades do setor para ampliar a segurança no meio rural. Um protocolo de intenções prevê mobilização social, capacitações, treinamentos e ações de prevenção a crimes no campo. A proposta inclui ainda a criação de uma sede fixa para o Batalhão Rural dentro do Parque de Exposições.

"O governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão na adequação de um espaço para que a sede do batalhão seja aqui dentro. Estamos com projeto pronto. Vamos licitar a obra para fazer as adequações e ter a sede do batalhão rural na casa do produtor rural", disse o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes, ressaltou que a essência da parceria está no envolvimento direto da comunidade com a segurança pública rural.

Transformação e diversificação

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, destacou os avanços tecnológicos que vêm impulsionando a produtividade no campo, mesmo com a diminuição do rebanho médio por propriedade. "Isso graças à ciência e tecnologia", frisou.

Já o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, ressaltou o papel do Estado na atração de indústrias ligadas ao agro, como as dos setores de celulose, cana-de-açúcar e citrus. "Através do governador Eduardo Riedel, a atração dessas empresas foi fundamental, juntamente com Fiems e Sebrae que dão suporte para a vinda dessas empresas", afirmou.

A feira também aborda temas como sustentabilidade, crédito de carbono e preservação do Pantanal, e conta com espaços dedicados à inovação e novas cadeias produtivas, como amendoim e citricultura.

Dentro da Expogrande, o estande do Governo de MS funcionará como gabinete itinerante, onde o governador, secretários e lideranças de fundações e autarquias vão receber empresários e representantes de entidades para fortalecer o diálogo institucional.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp