Anta Valente, símbolo dos incêndios no Pantanal, disputa prêmio internacional de fotografia

Votação popular segue aberta até 13 de abril em concurso que celebra a consciência ambiental

04/04/2025 00h00 - Atualizado há 3 meses

Por Lauren Netto

A imagem da anta Valente, resgatada após os incêndios que devastaram cerca de 2 milhões de hectares do Pantanal em 2024, é uma das finalistas do Environmental Photography Award 2025, promovido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco. Registrada pelo brasileiro Fernando Faciole, a imagem está na disputa do voto popular na premiação internacional.

O concurso destaca imagens que sensibilizam para os desafios ambientais contemporâneos, com foco na relação entre natureza e humanidade. A edição deste ano recebeu aproximadamente 10 mil imagens, das quais 36 foram selecionadas como finalistas.

Além da foto de Valente, Fernando também está na disputa com registros de um tatu-canastra e de um tamanduá-bandeira. As três imagens estão entre as oito selecionadas na categoria "Change Makers", uma das mais relevantes da premiação. No entanto, para a votação popular, o fotógrafo optou por concentrar os votos na imagem da anta.

O registro foi feito na Fazenda Caiman, em Miranda (MS), durante um projeto que documenta os efeitos da seca no Pantanal. Segundo Faciole, o momento mostra um dia de reabilitação do animal e representa a resistência e a esperança frente às tragédias ambientais que afetam o bioma.

A votação segue aberta até 13 de abril, e o público pode escolher a imagem vencedora pelo site: https://encurtador.com.br/UPzWZ


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp