Por Lauren Netto
Estudantes da rede pública e privada poderão se inscrever, a partir desta terça-feira (8), no projeto Clube de Ciências, promovido pelo Bioparque Pantanal. Em sua terceira edição, a iniciativa busca estimular a educação ambiental, a pesquisa e a inovação entre os jovens.
De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas até o dia 8 de maio, por meio do site oficial do Bioparque Pantanal. Poderão participar estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, que tenham afinidade com temas ambientais e disponibilidade para se dedicar ao projeto.
A iniciativa selecionará dez grupos, com até cinco alunos cada, além de dois professores orientadores por equipe. O projeto é desenvolvido junto à equipe técnica do Bioparque e propõe atividades voltadas ao aprofundamento científico, à sustentabilidade e às questões sociais.
A bióloga Thuany Rezende Valadares, coordenadora do projeto, ressalta a importância da participação ativa dos estudantes: “O Bioparque é fundamentado por importantes pilares, entre eles o da educação ambiental, um processo educativo em prol das causas ambientais. As práticas desenvolvidas com o apoio de profissionais, em um ambiente que respira biodiversidade, potencializam o senso crítico e o fomento à pesquisa. O aluno já sai com uma preparação para o ensino superior".
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, reforça o papel do projeto como ferramenta de formação científica: “Ao desenvolverem pesquisas, os estudantes não apenas ampliam suas habilidades acadêmicas, mas também exercem um papel na produção de saberes relevantes para a sociedade e a comunidade científica".
O Clube de Ciências tem ganhado destaque desde sua criação. A primeira turma teve seu trabalho registrado no e-book Genius, lançado em novembro de 2023. Já em dezembro de 2024, o Bioparque realizou o 1º Encontro de Iniciação Científica (ENIC Bio), no qual os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do ano.
Os projetos também têm alcançado reconhecimento fora do Bioparque. Grupos de duas instituições — Colégio Nova Escola e Escola Estadual Orcírio Thiago — foram premiados na Feira de Ciências, Tecnologias e Engenharias de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS). O Nova Escola ficou em 3º lugar com o estudo "Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii". Já o projeto "A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor, condutor e alunos durante visitas", da Orcírio Thiago, recebeu o 2º lugar na categoria Ciências Humanas (Fetec Júnior).