Por Lauren Netto
O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, localizado em Três Lagoas (MS), está entre as unidades com melhor desempenho em terapia intensiva no país. O reconhecimento foi concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), com base em indicadores como mortalidade hospitalar e uso eficiente de recursos.
Gerido pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o hospital recebeu destaque no projeto “UTIs Brasileiras”, que avalia anualmente o desempenho das unidades de terapia intensiva adultas e pediátricas no Brasil. A iniciativa, criada em 2010, tem como objetivo reunir dados epidemiológicos e promover estratégias que aprimorem o atendimento a pacientes críticos, além de incentivar práticas de gestão com foco em segurança e eficiência.
A análise é feita pela plataforma Epimed Solutions, que atribui selos de qualidade com base em critérios como Segurança do Paciente, Eficiência Assistencial, Humanização e Satisfação.
“Atuamos para a população. Saber que tanto esforço resulta em reconhecimentos como este nos motiva e instiga ainda mais a lutar por um SUS acolhedor e satisfatório. Parabenizo cada profissional que com inteligência, conhecimento, dedicação, paixão e respeito entregam muito trabalho. Esse reconhecimento é de vocês. Aproveito, ainda, para agradecer ao governo estadual pelo empenho e parceria”, destacou Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.
O diretor-geral da unidade, Henrique Schultz, também celebrou a conquista. “Estamos muito felizes com essa conquista, pois ela reforça e valida todos os processos que desenvolvemos e implantamos para, em todas as circunstâncias, aperfeiçoar os atendimentos ofertados aos pacientes. É algo que nos deixa ainda mais focados em prestar atendimento de qualidade”.
A médica intensivista e responsável técnica pela UTI, Vanessa de Lima, ressaltou o foco em eficiência e humanização no cuidado aos pacientes. “O selo é concedido às UTIs que se destacam pela melhor gestão de indicadores de qualidade e desempenho em cuidado aos pacientes críticos. Sabemos da importância de tornar o processo de recuperação cada vez mais humanizado. Nosso objetivo principal é melhorar a experiência do paciente e de seus familiares, oferecendo assistência de excelência com a utilização otimizada de recursos”.
Para Ariane Muniz, diretora de enfermagem da unidade, a certificação reafirma o compromisso com a qualidade no atendimento. “É muito significativo para nossas equipes poder ver o resultado do que é feito, também reconhecido por órgãos tão competentes. Além, claro, do bem-estar dos nossos pacientes que é o nosso principal objetivo”.
Além do reconhecimento da AMIB, o hospital também possui a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta o cumprimento de padrões nacionais e internacionais de segurança e gestão hospitalar.