Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos (MS) com quase 70% dos votos válidos

Tucano venceu com mais de 4 mil votos; eleição foi convocada após cassação de Klabunde

07/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Redação

Hélio Acosta (PSDB) foi eleito prefeito de Paranhos em eleição suplementar realizada neste domingo (6), após a cassação do registro de candidatura do vencedor de 2024. O vice-prefeito eleito é Alfredo Soares, do MDB, pela coligação Unidos Por Paranhos.

Com 100% das urnas apuradas às 16h45, o tucano obteve 4.088 votos, o que representa 69,41% dos votos válidos. A outra chapa na disputa, formada por Doutor Jorge (PT) e Doutor Vicente (PT), da Federação Brasil da Esperança, teve candidatura indeferida em março e concorreu sob júdice. Os 1.802 votos recebidos pelo petista foram anulados, o equivalente a 30,59%.

Ao todo, 9.366 eleitores estavam aptos a votar em 30 seções espalhadas por cinco locais de votação. A eleição suplementar seguiu o mesmo formato do pleito de 2024, com urnas funcionando das 7h às 16h (horário local). Votos nulos somaram 2,32% (142) e brancos 1,39% (85).

A nova eleição foi convocada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a cassação do então eleito Heliomar Klabunde (MDB). O TSE considerou irregularidades nas contas da gestão anterior de Klabunde, que chegou a concorrer mesmo após condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que o tornou inelegível.

Desde 1º de janeiro deste ano, a prefeitura do município vem sendo ocupada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores. Ele deixará o cargo assim que Hélio Acosta for empossado.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp