Por Lauren Netto
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deu início no último domingo (6) a uma operação de queima preventiva no Pantanal, como preparação para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF). A ação, que acontece no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, tem o objetivo de reduzir o volume de vegetação seca na região e, com isso, dificultar a propagação descontrolada do fogo.
Segundo o governo do Estado, essa é a primeira vez que uma queima prescrita é realizada dentro de um parque estadual pantaneiro. A iniciativa, que deve se estender até a próxima semana, será acompanhada de avaliações para definir estratégias que possam ser aplicadas em outras unidades de conservação.
"É a primeira ação de queima prescrita em um parque estadual no Pantanal de Mato Grosso do Sul e a intenção é medir os resultados obtidos com essa queima, para então replicar a estratégia que for mais adequada, em outras unidades de conservação. Buscamos com isso mitigar efeitos de possíveis incêndios e reduzir prejuízos, tanto na fauna, flora, como em propriedades próximas", explica Eduardo Teixeira, major do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o governo, a operação é feita de forma gradual e monitorada, garantindo que os animais tenham tempo de se deslocar para áreas seguras e que a segurança da equipe e do entorno seja preservada.