Durante o Fórum Agro do LIDE, Verruck apresenta protagonismo de MS na produção florestal, energética e sustentável

Titular da Semadesc destacou que o Estado já é referência mundial em celulose e lidera transição energética no país

10/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

O potencial econômico e ambiental de Mato Grosso do Sul foi tema da palestra do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), durante o Fórum Agro do LIDE, realizado nesta quinta-feira (10), na Fazenda Churrascada, como parte da programação da 85ª Expogrande. O evento foi promovido pelo LIDE-MS, Acrissul e Grupo RCN, com apoio do Sistema Fiems e Sebrae/MS.

Ao apresentar os pilares do desenvolvimento econômico do Estado, Verruck destacou a força da produção florestal, da proteína animal e da biodiversidade como bases para um modelo sustentável de crescimento. Segundo ele, Mato Grosso do Sul tem se consolidado como referência mundial no setor de celulose. “Muitos de vocês já viram, a gente se autodesignou Vale da Celulose, no Mato Grosso do Sul. Isso já pegou no mundo. E as pessoas perguntam: por que vale da celulose? E a gente explica: temos o estado da arte da tecnologia em celulose, da clonagem de eucalipto, da produtividade e da sanidade florestal. Estamos avançando agora na logística, com investimentos em ferrovias para ampliar a competitividade. Quando se fala em celulose no mundo, se fala em Mato Grosso do Sul”, destacou.

De acordo com o secretário, o Estado é responsável por 24% da produção nacional de madeira em tora para papel e celulose, sendo o segundo maior produtor do país, com mais de 1,6 milhão de hectares de florestas plantadas e 30 indústrias do setor instaladas. “Temos o maior parque industrial do Brasil nesse segmento e mais de 26 mil empregos gerados direta e indiretamente pela cadeia florestal”, reforçou.

Outro ponto enfatizado na apresentação foi a matriz energética do Estado, que, segundo Verruck, já completou sua transição e se tornou a mais limpa do Brasil. “Nós escolhemos três setores: o florestal, a proteína animal — bovinos, aves, suínos e peixes — e, por fim, o setor da biodiversidade. Confirmamos a estratégia de posicionar o Estado como referência em sustentabilidade. Somos um Estado que contribui para a segurança ambiental do mundo”, afirmou.

Dados apresentados indicam que Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior crescimento do PIB, com projeção de 4,2% para 2025. O Estado também lidera em investimento público — que corresponde a 15,3% do orçamento — e figura entre os melhores índices do país em geração de empregos qualificados e na redução da pobreza extrema.

O evento teve abertura conduzida por Aurélio Rocha, diretor de Relações Internacionais da Fiems, e por Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul e conselheiro do LIDE. A programação contou ainda com a presença da senadora Tereza Cristina e do governador Eduardo Riedel, que reforçaram o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a criação de um ambiente de negócios competitivo.

O Fórum Agro do LIDE reuniu empresários, representantes do agronegócio, lideranças políticas e acadêmicas com o propósito de fomentar parcerias, promover inovação e fortalecer a livre iniciativa no Mato Grosso do Sul.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp