Por Lauren Netto
O setor de serviços em Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 1,7% em fevereiro, superando a média nacional de 0,8% no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do avanço no mês, o acumulado do ano aponta queda de 3,9% no volume de serviços no estado, na comparação com o mesmo período de 2024. Já no recorte dos últimos 12 meses, a retração passou de -7,1% em dezembro para -7,6% em fevereiro deste ano.
A PMS é um levantamento que mede a evolução da receita nominal e do volume de serviços prestados. O volume é calculado a partir da deflação dos valores nominais, considerando índices de preços específicos por atividade e por Unidade da Federação, com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo o IBGE, 21 das 27 unidades federativas apresentaram alta no volume de serviços em fevereiro de 2025, acompanhando o crescimento observado no Brasil.
Os maiores destaques positivos foram São Paulo (0,8%) e Mato Grosso (24,9%), além do Distrito Federal (9,2%), Amazonas (14,2%) e Santa Catarina (2,1%). Em contrapartida, as principais quedas vieram de Rio de Janeiro (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%).
Na comparação com fevereiro de 2024, o volume de serviços no país subiu 4,2%, com 23 das 27 unidades acompanhando o resultado positivo.