Orquestra Indígena de MS se apresenta nesta quarta (16) em Campo Grande com espetáculo que antecipa turnê internacional

Apresentação gratuita marca fase preparatória de espetáculo que será levado à Europa

13/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

A Orquestra Indígena de Mato Grosso do Sul sobe ao palco do Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, nesta quarta-feira (16), às 20h, com um concerto que marca o início de sua preparação para a turnê internacional em 2025. A apresentação gratuita antecipa o espetáculo Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos, que será levado a Portugal e Espanha no segundo semestre do próximo ano.

O projeto propõe um diálogo entre culturas e valoriza a presença indígena na música de concerto contemporânea. A iniciativa é resultado de uma criação colaborativa entre músicos sul-mato-grossenses e da Ilha da Madeira, em Portugal. A fusão sonora busca unir ritmos ancestrais brasileiros com a tradição musical portuguesa, conectando os dois territórios por meio da música e da memória.

Inspirada pelas “Marés” e pela “Mata”, a obra é uma metáfora das correntes marítimas que uniram Brasil e Portugal ao longo da história, destacando também a riqueza natural e cultural de ambos os lugares.

"Fruto de uma imersão artística", o concerto representa um encontro de histórias, vivências e sonoridades dos dois continentes. Além de exaltar a cultura indígena, a proposta reforça o papel do intercâmbio cultural como ferramenta de transformação social e valorização da identidade.

O espetáculo integra a programação comemorativa do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que oficializou a paz e a amizade entre Brasil e Portugal após a independência. A música, neste contexto, assume papel simbólico como elo entre os povos.

A produção é realizada pela República Portuguesa, por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes), e pelo Governo Federal do Brasil, via Lei Rouanet. Conta ainda com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura e da Setesc, além da participação da Fundação Ueze Elias Zahran e do Governo Regional da Madeira.

A turnê da Orquestra Indígena está programada para ocorrer entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Lisboa, Ilha da Madeira e Barcelona.

Agenda de apresentações:

16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande – MS), às 20h – Entrada gratuita

31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo – SP), às 20h

20 a 31 de agosto – Concertos em Lisboa e Ilha da Madeira (Portugal)

2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha)


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp