Por Lauren Netto
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está promovendo a Campanha do Agasalho 2025, com objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica em uma ação solidária. Estudantes, servidores, professores e colaboradores terceirizados são convidados a doar roupas, agasalhos e cobertores, novos ou usados, desde que estejam em bom estado.
Vinculada ao programa Eu Respeito, a campanha instalou pontos de coleta nos quatro setores da Cidade Universitária, em Campo Grande, além de todos os câmpus da UFMS no interior do estado.
Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, a iniciativa representa mais do que a arrecadação de peças. “Essa campanha se alinha à proposta de uma UFMS mais inovadora, sustentável e humana ao valorizar ações colaborativas, fomentar a responsabilidade social e construir um ambiente mais inclusivo”, destacou.
Além de contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade, a campanha também reforça práticas sustentáveis, ao incentivar o consumo consciente e a reutilização de itens que ainda podem ser aproveitados.
As doações podem ser entregues até o final de abril. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais previamente cadastradas pela Universidade, conforme edital publicado.