Por Lauren Netto
Depois de um fim de semana com temperaturas mais amenas, o calor voltou a predominar em grande parte do país, frustrando quem esperava que o outono já trouxesse o frio típico da estação. A mudança de tempo foi passageira, e os próximos dias devem ser marcados por calor e instabilidade, com previsão de uma nova frente fria apenas no fim de abril.
A queda de temperatura registrada no início do mês impactou diversas regiões, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, mas durou pouco. Desde então, boatos sobre a volta do frio têm circulado nas redes, incluindo previsões falsas, como uma suposta mínima de 10 °C em São Paulo nesta semana — informação já desmentida pela Climatempo.
Para o feriadão de Páscoa e Tiradentes, o tempo deve seguir quente, especialmente durante as tardes. No Sul e Sudeste, as noites podem ficar mais amenas nas regiões serranas. Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica instabilidade, com possibilidade de chuva diária em Campo Grande até o feriado de 21 de abril. As temperaturas devem oscilar entre 20°C e 27°C, com leve refresco durante a madrugada, mas sem frio expressivo.
A expectativa para a próxima massa de ar polar começa a se formar a partir do dia 23 de abril. O sistema deve avançar pelo interior do continente, atingindo com mais força o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de mínimas abaixo dos 10 °C em regiões como Mato Grosso do Sul, Paraná e interior de São Paulo. A chegada do frio dependerá do deslocamento de um ciclone extratropical previsto para o mesmo período.
Essa onda de frio pode ainda alcançar áreas do Norte do país, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas, provocando um episódio de friagem, quando o ar polar atinge a floresta amazônica.
Além dessa frente fria prevista para abril, há indícios de uma nova e mais intensa queda de temperatura entre os dias 4 e 6 de maio. Uma alteração em formação no extremo sul da Argentina pode gerar chuvas, ventos e uma forte massa de ar frio que deverá se espalhar por diversas regiões, incluindo Mato Grosso do Sul.