Por Redação
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) foi o hospital sul-mato-grossense com melhor desempenho nas práticas de segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segundo avaliação nacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O levantamento avaliou 1.569 hospitais com UTIs adultas em todo o Brasil em 2023. Em Mato Grosso do Sul, 29 unidades participaram da análise.
A Anvisa classificou o HRMS como uma instituição com “alta conformidade” às práticas de segurança em UTIs. O hospital é o maior público do estado e conta atualmente com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e outros 10 na Unidade Coronariana (UCO), voltada a pacientes com doenças cardíacas graves.
No caso de hospitais com UTI adulto, centro cirúrgico e centro obstétrico, como o HRMS, são avaliados 21 indicadores. Entre eles, estão a existência do Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos para prevenção de lesão por pressão, identificação correta do paciente e outras boas práticas clínicas.
No HRMS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013 e atua de forma contínua para reduzir riscos e eventos adversos no cuidado hospitalar. Entre as atividades desenvolvidas estão o mapeamento de riscos, implantação de protocolos, capacitação das equipes e monitoramento dos indicadores de segurança.
A chefe do Núcleo, enfermeira Simone Carvalho, destaca que o acompanhamento rigoroso é parte da rotina do hospital. “A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas têm sido adotadas”, afirma.
Segundo a Anvisa, a avaliação busca incentivar a gestão de riscos, reforçar a cultura da segurança nos serviços de saúde e aprimorar o cuidado prestado aos pacientes.
A diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de MS (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, ressalta que o reconhecimento nacional é fruto do trabalho coletivo das equipes. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar”, declarou.