Por Lauren Netto
Representantes da segurança pública foram eleitos nesta segunda-feira (14) para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp) de Mato Grosso do Sul. A eleição foi realizada durante reunião do colegiado e garantiu às entidades da classe um mandato de dois anos.
A Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol) terá como titular o delegado André Matsushita Gonçalves, com o delegado Carlos Delano Gehring Leandro como suplente. "É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”, afirmou o titular da Adepol.
Já pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS), o coronel PM Juracy Pereira da Paz assume como membro titular, tendo como suplente o coronel PM Marcelo Santos do Amaral. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o oficial.
O presidente do Conesp e secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que “a eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”.
Além da Adepol e da AOFMS, o Conesp é composto por representantes de instituições estaduais e da sociedade civil, como o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-MS, além das forças policiais e órgãos ligados ao sistema penitenciário e socioeducativo.