Por Lauren Netto
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira (15) o resultado final do programa MS Supera, iniciativa que concede bolsas de um salário mínimo mensal para estudantes do ensino superior e técnico. Nesta etapa, foram aprovados 496 candidatos: 100 já convocados para assinar o Termo de Concessão do Benefício e os demais compondo cadastro de reserva.
Entre os selecionados dentro das vagas, 39 são indígenas — 36 no ensino superior e 3 no técnico — e 61 não indígenas, sendo 44 no ensino superior e 17 no técnico profissionalizante.
Gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o programa tem o objetivo de garantir a permanência dos estudantes em cursos públicos ou privados, combatendo a evasão escolar por meio do apoio financeiro.
A classificação dos candidatos seguiu os critérios estabelecidos na Resolução Sead nº 80, de 14 de março de 2025. A ordem de prioridade considera, nesta sequência: ser indígena, ter menor renda familiar, ser mãe solo com filhos menores de idade ou com deficiência, ser pessoa com deficiência e, por último, a maior idade entre os candidatos.
Os estudantes convocados têm até a próxima terça-feira (22) para assinar o Termo de Concessão do Benefício de forma digital. O documento está disponível na página do Sistema MS Supera, no endereço www.mssupera.ms.gov.br. O processo seletivo é válido até 31 de agosto.
Procedimento de assinatura
O termo deve ser acessado, conferido e assinado no campo indicado, preferencialmente usando a ferramenta de autenticação GOV.BR. Após isso, o estudante deve anexar o documento assinado ao sistema.
Em caso de menores de idade, a assinatura deve ser feita também pelo responsável legal. Como o pagamento será feito via PIX, é fundamental que o CPF esteja corretamente informado no sistema. O envio incorreto ou incompleto do termo será interpretado como desistência da vaga.
Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas com a equipe da Superintendência de Programas Sociais Estruturantes (Supes), que funciona na Rua 14 de Julho, nº 1269, Centro de Campo Grande. O atendimento é feito pelo WhatsApp (67) 3314-4846, pelos telefones (67) 3368-9044, 3368-9045 e 3368-9052, ou pelo e-mail mssupera@sead.ms.gov.br.