Por Lauren Netto
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul alerta que 92.981 eleitores podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem a situação até 19 de maio. O motivo é a ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes.
A consulta sobre a situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba “Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – Consultar situação eleitoral”. Também há notificação via aplicativo e-Título para os eleitores com risco de cancelamento.
Quem precisa se regularizar deve procurar o cartório eleitoral ou um posto de atendimento munido de um documento oficial com foto. O título eleitoral ou a versão digital também devem ser apresentados. A documentação exigida pode variar conforme o caso.
Para quem não votou nem justificou, será aplicada uma multa por cada turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito pelo Autoatendimento Eleitoral, aplicativo e-Título ou diretamente no cartório, via boleto, Pix ou cartão. A quitação é registrada automaticamente após a confirmação do pagamento.
De acordo com o portal Estatísticas Eleitorais do TSE, o último cancelamento de títulos em Mato Grosso do Sul foi em 2019. Desde 2020, em razão da pandemia, não houve novos registros por ausência às urnas.
Regularizar o título dentro do prazo é essencial para garantir o direito ao voto e evitar restrições legais ligadas à documentação eleitoral.