Sol retorna a Campo Grande e semana começa com clima fresco e sem previsão de chuva

Frente fria perde força, mas circulação de ventos mantém mínimas mais baixas em MS

21/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

Após um feriado prolongado marcado por chuvas intensas e estragos em diferentes regiões de Campo Grande, o início da semana traz alívio para a população. Nesta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o dia amanheceu com temperaturas amenas e céu parcialmente encoberto, mas o sol apareceu gradualmente ao longo da manhã. Segundo a Climatempo, esse padrão deve se manter nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo tende a permanecer firme em boa parte de Mato Grosso do Sul ao longo da semana, sem previsão de chuvas significativas. As temperaturas devem variar entre 20°C e 29°C nesta segunda-feira na Capital.

A trégua nas precipitações ocorre em razão da circulação de ventos provocada por um sistema de alta pressão atmosférica, que avançou após a passagem de uma frente fria. Esse sistema ajuda a manter as mínimas mais baixas, especialmente no início e fim do dia.

No interior do Estado, no entanto, ainda há possibilidade de instabilidade. Regiões do norte de Mato Grosso do Sul podem registrar pancadas de chuva e tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A condição é provocada pela combinação de cavados em médios níveis da atmosfera com a umidade disponível.

Frio mais intenso se aproxima

A Climatempo alerta que simulações atmosféricas indicam a chegada de uma massa de ar polar com potencial para derrubar as temperaturas para abaixo dos 10°C em Mato Grosso do Sul a partir da próxima semana. O fenômeno deve ser ainda mais forte que a frente fria registrada no primeiro fim de semana de abril.

Além da queda nas temperaturas, a formação de um ciclone extratropical pode provocar temporais durante a passagem da nova frente fria. A intensidade do fenômeno na região Sul do país dependerá da trajetória e deslocamento do ciclone.

Outro episódio de frio intenso pode ocorrer entre o fim de abril e o início de maio, com a aproximação de uma nova massa de ar polar. Apesar da previsão de ondas de frio, os meteorologistas afirmam que abril deve terminar com temperaturas dentro ou até acima da média em grande parte do país.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp