Entenda quem foi Tiradentes e o motivo do feriado de 21 de abril

Símbolo da Inconfidência Mineira, Tiradentes foi executado pela Coroa Portuguesa e teve a imagem resgatada durante o regime republicano

21/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é reconhecido como símbolo da Inconfidência Mineira, movimento que contestava os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa no fim do século XVIII. Nascido em 1746, na então Capitania de Minas Gerais, ele ganhou o apelido por trabalhar como dentista, além de atuar como militar, minerador e comerciante.

A Inconfidência Mineira foi inspirada por ideias iluministas e buscava proclamar uma república na região, perdoar dívidas da elite local e libertar os escravos nascidos no Brasil. O movimento foi denunciado por Silvério dos Reis, e seus integrantes foram presos. Tiradentes, que ocupava função no exército à época, foi o único a não receber perdão da Coroa.

Ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Sua cabeça foi exposta em Ouro Preto e o corpo esquartejado, com partes espalhadas em locais públicos — estratégia usada para intimidar novos levantes.

Durante o período monárquico, Tiradentes foi considerado traidor. Seu reconhecimento como herói nacional só veio com a Proclamação da República, sendo declarado patrono cívico do Brasil em 1965, pela Lei nº 4.897, sancionada no governo Castello Branco.

“Esta manifestação do povo e do Governo da República em homenagem ao Patrono da Nação Brasileira visa evidenciar que a sentença condenatória de Joaquim José da Silva Xavier não é labéu que lhe infame a memória, pois é reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos”, diz a lei.

O 21 de abril é, desde então, feriado nacional e data para relembrar a luta de Tiradentes por liberdade e justiça no Brasil.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp