Por Lauren Netto
Após os dias de descanso da Páscoa, muitos brasileiros já olham para o calendário em busca da próxima oportunidade de emendar feriados. A boa notícia é que não será preciso esperar muito: o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, cairá em uma quinta-feira neste ano, o que deve garantir mais um “feriadão” para trabalhadores de diversos setores.
Ao todo, pelo menos quatro feriados nacionais ou pontos facultativos ainda devem possibilitar folgas prolongadas ao longo de 2025, já que também estão marcados para quintas-feiras. A data comemorativa de 1º de maio é feriado nacional, o que significa paralisação obrigatória para a maioria das categorias, com exceção dos serviços essenciais. Em Campo Grande, além dos feriados nacionais, há ainda datas municipais que podem ser aproveitadas para descanso ou viagens curtas. É o caso do Dia de Santo Antônio (13 de junho), padroeiro da capital, e o aniversário da cidade, em 26 de agosto. O calendário estadual também inclui o feriado de Criação do Estado, celebrado em 11 de outubro.
A programação oficial prevê que os feriados e pontos facultativos sejam respeitados nos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem afetar o funcionamento de serviços essenciais.