Com adesão à paralisação nacional, escolas públicas de MS suspendem aulas nesta quarta (23)

Categoria reivindica valorização profissional, concursos públicos e novo Plano Nacional de Educação

22/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

Escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul suspenderam as aulas nesta quarta-feira (23) em adesão à paralisação nacional da educação, mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A paralisação faz parte da 26ª Semana Nacional em Defesa da Promoção da Educação Pública, cujo tema este ano é “Escola pública não é negócio. É direito”.

Entre as pautas defendidas pela categoria estão a realização de concurso público, aprovação do projeto de lei que institui o Novo Plano Nacional de Educação, gestão democrática das escolas, valorização dos profissionais da educação e o cumprimento do piso e da carreira do magistério.

Durante a manhã, os trabalhadores da educação se concentram na Praça do Rádio, em Campo Grande, onde realizam ato público em defesa da escola pública. À tarde, às 14h, ocorre uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para debater o futuro da educação.

Notas oficiais

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) afirmou que os pais e responsáveis foram informados previamente sobre a suspensão das aulas e garantiu que a carga horária será cumprida. Veja a nota na íntegra:

“A Semed informa que, em razão da paralisação nacional em defesa da educação pública, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as aulas na Rede Municipal e Estadual de Ensino estão paralisadas nesta quarta-feira, 23 de abril.

Os pais e responsáveis foram previamente informados pelas unidades escolares sobre a paralisação.

A reposição do dia letivo será realizada conforme o calendário escolar, garantindo o cumprimento da carga horária prevista por lei, 200 dias letivos e 800 horas anuais.

100% das Unidades aderiram à paralisação nacional.

As reivindicações são a âmbito nacional, Campo Grande mantém o diálogo e constante reuniões para continuar garantindo os direitos da categoria.”

Já a Secretaria de Estado de Educação (SED) destacou que a adesão à paralisação é facultativa e que os responsáveis foram comunicados. Confira a nota completa:

“A adesão das unidades escolares é facultativa e foi comunicada para os estudantes, familiares e responsáveis no decorrer desta terça-feira. Além da paralisação, as escolas da Rede Estadual de Ensino também comunicaram a data de reposição, considerando o andamento das atividades do Calendário Escolar.

As informações numéricas, relacionado ao quantitativo de unidades escolares que aderiram à paralisação, serão fornecidas no decorrer desta quarta-feira.”


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp