Por Lauren Netto
O Brasil pode estar prestes a abrir um novo mercado para os produtos da piscicultura nacional. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o país está próximo de obter autorização para exportar pescados à China, maior produtora e exportadora de peixes de cultivo do mundo.
Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, afirmou que a possível abertura comercial representa uma oportunidade estratégica para o setor, especialmente no aproveitamento de subprodutos.
“Sempre há possibilidade de negócios com subprodutos. Acreditamos que, com essa abertura, conseguiremos negociar farinha e óleo de peixe, produtos que, geralmente, não comercializamos diretamente com a China”, explicou.
Além da expectativa com os subprodutos, Medeiros destacou o potencial das espécies amazônicas brasileiras, como tambaqui, pirarucu e pintado, para atender o mercado chinês.
De acordo com ele, as tratativas com autoridades chinesas ainda são recentes, mas já geram otimismo entre produtores e empresários. “Quem sabe, a médio ou curto prazo, possamos ver essas oportunidades de negócios se concretizando”, finalizou.
A entrevista completa foi exibida nesta segunda-feira (22) no telejornal Mercado & Companhia e está disponível na página do Canal Rural no YouTube.