Por Lauren Netto
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou, nesta terça-feira (22), o quinto caso de morcego infectado com o vírus da raiva em Campo Grande em 2025. O órgão reforça o alerta à população sobre os cuidados ao encontrar um animal da espécie, especialmente quando estiver caído ou com comportamento incomum.
Em comunicado publicado nas redes sociais, o CCZ orienta que, ao se deparar com um morcego — vivo ou morto —, a recomendação é não tocá-lo e acionar imediatamente a Coordenadoria. Para evitar que outras pessoas ou animais de estimação tenham contato com o animal, uma alternativa segura é isolá-lo com um balde ou pano, até a chegada da equipe.
O órgão também alerta: em caso de contato direto com o morcego, é essencial procurar uma unidade de saúde o quanto antes.
Outra medida de prevenção importante é manter a vacinação contra a raiva dos animais domésticos em dia. O imunizante é oferecido gratuitamente.
Para mais informações ou para relatar a presença de morcegos suspeitos, a população pode entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3313-5000.