Com nível elevado, Rio Miranda acende sinal de alerta em Bonito

Defesa Civil acompanha a situação e orienta população ribeirinha a evitar áreas de risco

23/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

O distrito de Águas de Miranda, em Bonito, entrou em situação de emergência após o Rio Miranda atingir a cota de 665 centímetros, considerada crítica para risco de inundações. O alerta foi emitido na manhã de terça-feira (22) pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base em monitoramento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Segundo o órgão ambiental, as chuvas registradas desde o fim de semana contribuíram para a elevação rápida do nível do rio. A previsão do tempo, elaborada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), indica continuidade das pancadas de chuva até quinta-feira (24).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso de perigo potencial de chuvas intensas no mesmo período. Estão previstas precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora — podendo chegar a 50 mm por dia — acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h.

O cenário é classificado como de nível 1 pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), com possibilidade de chuvas intensas e danos pontuais.

O Imasul alerta que, além de possíveis prejuízos materiais, há risco à integridade física da população que vive em áreas ribeirinhas. A Prefeitura de Bonito confirmou que houve invasão das águas em estruturas próximas ao leito do rio, mas sem alagamento de residências até o momento.

“A situação segue controlada, inclusive nos pesqueiros da região. A Defesa Civil está em alerta e pronta para atuar caso o cenário se agrave”, informou o município em nota oficial.

Apesar da emergência, os atrativos turísticos da cidade operam normalmente nesta quarta-feira (23). A Prefeitura afirmou que segue monitorando a situação do rio em conjunto com operadores turísticos, moradores e comerciantes.

A recomendação da Sala de Situação do Imasul é de que a Coordenação da Defesa Civil estadual seja acionada caso o nível da água continue subindo.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de Bonito ou o Corpo de Bombeiros. A orientação é evitar áreas de risco próximas ao leito do rio até a normalização do cenário.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp