Por Lauren Netto
Estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já podem se inscrever para participar da avaliação que seleciona beneficiários dos auxílios permanência e alimentação do PIAE (Programa Institucional de Assistência Estudantil). O prazo vai até o dia 9 de maio e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da universidade: www.uems.br/pagina/bolsas-e-auxilios.
Ao todo, serão concedidos 410 auxílios-permanência para alunos de cursos presenciais e 10 para os de ensino a distância. Já o auxílio-alimentação será oferecido a 350 estudantes presenciais e 10 da modalidade EaD. Os benefícios têm validade de junho de 2025 a junho de 2026.
Segundo o edital, o processo tem como objetivo “identificar e classificar os acadêmicos que se encontram em estado de vulnerabilidade socioeconômica”. Podem participar estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e renda familiar de até 5 salários mínimos (renda bruta).
O auxílio-permanência é um suporte financeiro concedido até o término do curso, dentro do prazo de integralização curricular, e é destinado a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade. Já o auxílio-alimentação tem a mesma duração e critérios, com foco em auxiliar os estudantes com suas necessidades alimentares.
Para participar da avaliação socioeconômica, é necessário:
• Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UEMS e atender aos requisitos do edital;
• Comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo e renda familiar de até 5 salários mínimos (renda bruta familiar);
• Preencher e finalizar o questionário socioeconômico no Sistema de Gerenciamento do Programa de Assistência Estudantil;
• Ter chave Pix com CPF vinculada a conta-corrente ou poupança em seu nome (contas salário e contas conjuntas não são aceitas).
A universidade orienta que acadêmicos que já recebem algum dos auxílios não se inscrevam novamente. No entanto, quem teve o benefício suspenso ou cancelado pode participar do processo seletivo.