Municípios de MS recebem capacitação para chegada da Caravana da Castração

Objetivo é preparar gestores locais para ações de castração e combate ao abandono de animais

24/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Redação

A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza nesta quinta-feira (24) a capacitação de representantes dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O evento acontece no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), no Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho", em Campo Grande.

O objetivo do encontro é apresentar a logística da ação e orientar os pontos focais municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais necessários para a chegada da caravana. Também serão fornecidas instruções sobre o uso do SigPet, ferramenta digital utilizada para o cadastro e acesso às vagas nas campanhas de castração.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso ao Guia Prático da Caravana da Castração, ao plano de trabalho e ao termo de cooperação que será firmado entre o Estado e os municípios. Além disso, os gestores municipais receberão orientações sobre a contrapartida exigida: a elaboração e execução de um calendário de conscientização sobre maus-tratos contra animais, proposto pela Suprova.

Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração tem como lema “Castrar é um ato de amor” e tem como meta castrar, microchipar e medicar 20 mil animais em Mato Grosso do Sul. A ação integra a política pública estadual de bem-estar animal e busca garantir a implantação contínua de medidas de controle populacional e combate ao abandono de cães e gatos.

A primeira etapa da caravana será realizada na região do Pantanal, com base em indicadores de endemias e priorização de áreas com maior risco de zoonoses. O controle ético populacional é apontado como uma das formas mais eficazes de enfrentar o problema.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a amplitude da iniciativa. “Estamos tratando de uma política pública que transcende a causa animal. A Caravana da Castração também é uma ferramenta de inclusão, saúde e educação, que promove um novo olhar sobre o cuidado com a vida e com o meio ambiente”, afirmou.

Já o superintendente de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça a importância da ação conjunta entre Estado e municípios. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população e uma ação estratégica para promover saúde pública e respeito aos animais. Ao capacitar os municípios, garantimos que a política chegue com eficiência à ponta, com responsabilidade e compromisso social”, declarou.

Serviço – Capacitação sobre a Caravana da Castração

? Data: quinta-feira, 24 de abril

? Local: auditório do MIS – 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho"

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)

? Horários: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

? Informações: (67) 3316-9192 | ✉️ vidaanimal@setesc.ms.gov.br


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp