Unidades de saúde terão atendimento noturno para reduzir superlotação em MS

Medida busca ampliar o acesso da população e melhorar o acolhimento diante da alta nos casos de SRAG

27/04/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Lauren Netto

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) o programa Horário Estendido, que amplia o horário de funcionamento de 46 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no estado. As unidades passarão a atender também no período noturno, das 17h às 21h.

A iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde e reforçar a atenção primária. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as ações estão voltadas à qualificação do atendimento em tempo oportuno, especialmente diante da crescente procura por atendimento fora do horário comercial.

Com a ampliação do expediente, o objetivo é garantir mais flexibilidade no acolhimento de pacientes e melhorar o tratamento de condições como síndromes respiratórias e arboviroses.

Cada unidade contemplada receberá R$ 20 mil mensais, durante um ano, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. A medida também responde ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e à superlotação registrada nas unidades de urgência e emergência.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp