Por Lauren Netto
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), abriu um processo seletivo para contratação temporária de assistente educacional inclusivo. A remuneração é de R$ 2,5 mil para carga horária de 40 horas semanais. A seleção não exige prova escrita — será feita exclusivamente por avaliação de títulos.
As inscrições estão abertas entre os dias 30 de abril e 5 de maio, sem cobrança de taxa. Os interessados devem se inscrever pelo site da prefeitura, no seguinte link: https://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo/.
Segundo o edital, publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) na noite desta terça-feira (29), o profissional contratado irá atuar “na sala de aula do ensino comum, oferecendo apoio ao professor regente quando há alunos público-alvo da educação especial incluídos na turma”.
As atribuições da função incluem:
• Apoio pedagógico para acesso ao conteúdo curricular;
• Auxílio a estudantes com dificuldades de locomoção, higiene, alimentação e interação social;
• Uso de tecnologia assistiva e comunicação alternativa/aumentativa;
• Apoio na adequação de materiais, construção do plano educacional individualizado e organização de portfólios;
• Participação em reuniões pedagógicas e formações continuadas;
• Registro do desenvolvimento da aprendizagem;
• Trabalho itinerante na unidade escolar, quando necessário.
Para participar, o candidato deve ter formação no curso de magistério ou normal médio (curso técnico profissionalizante), identificação com a proposta pedagógica da função e disponibilidade para formações continuadas, inclusive nas áreas de tecnologia assistiva e comunicação alternativa.
O edital ainda estabelece reserva de vagas: 10% para candidatos negros, 5% para indígenas e 5% para Pessoas com Deficiência (PcD).