Por Lauren Netto
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para o programa Pró-Estágio UFMS 2025. Ao todo, são oferecidas 50 vagas de estágio, com atuação nos câmpus da instituição em todo o estado.
O processo seletivo é voltado a estudantes de graduação da UFMS, que poderão atuar em setores administrativos, técnicos e educacionais. Todas as atividades serão presenciais, com opções nos períodos matutino, vespertino e noturno. Há vagas tanto para estágio obrigatório quanto para não obrigatório.
Os selecionados vão cumprir jornada de quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais. A bolsa oferecida é de R$ 787,98 por mês, além de auxílio-transporte no valor de R$ 10 por dia efetivamente estagiado.
Para participar, é necessário estar matriculado há pelo menos seis meses, com frequência regular no curso de graduação, além de ter currículo cadastrado na plataforma Lattes. Também é exigido que o candidato não receba outra bolsa da UFMS.
As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), acessível em: https://sigproj.ufms.br/publico/editais/106733407.
A seleção será feita com base no histórico escolar do estudante. O resultado final e o início das contratações estão previstos para o dia 19 de maio.
As atividades dos estagiários incluem: guarda e recuperação de materiais, atendimento ao público e apoio administrativo nas bibliotecas da UFMS; organização e manutenção de brinquedos e materiais, além de apoio em atividades lúdicas nas brinquedotecas dos câmpus de Campo Grande, Aquidauana, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá; auxílio em tarefas administrativas e na análise de dados nos setores da Procuradoria Federal e do Programa de Assistência à Saúde.
Também há atuação prevista na descrição, organização e digitalização de documentos, participação em pesquisas e divulgação dos acervos dos museus de Arqueologia e de Ciência e Tecnologia, do Parque da Ciência, do Centro Cultural de Aquidauana, do Laboratório de Arqueologia do Pantanal (em Corumbá) e do Memorial Henrique Spengler (em Coxim).